Já em pessoas que usem ciclosporina (medicação imunossupressora usada após alguns transplantes) ou amiodarona (medicação para arritmias cardíacas) foram observadas redução dos níveis desses medicamentos no sangue durante o uso de orlistat. Nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação de um médico, que irá definir a dose e o tempo adequado do tratamento. A indicação geralmente é ingerir o orlistat durante as principais refeições do dia, ou seja, no café da manhã, no almoço e no jantar. A dose normalmente recomendada do orlistate é de 1 cápsula de 120 mg, 3 vezes por dia, no café da manhã, almoço e jantar.

  • Na ausência de efeito teratogênico em animais, malformação fetal em humanos não é esperada.
  • As embalagens blister de Xenical devem ser armazenadas a menos de 25ºC e deverão ser protegidas da umidade.
  • Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
  • Por estar diretamente ligado com a síntese de gordura, o uso prolongado pode alterar o perfil de ácidos graxos do organismo humano.
  • A dose diária recomendada de Xenical é de uma cápsula de 120 mg, tomada durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais.

Xenical® é um medicamento prescrito para controlar o peso, sendo útil para o tratamento a longo  prazo da obesidade1 e do excesso de peso. Xenical® tem por objetivo absorver a gordura6 do corpo e não eliminar seu apetite. As gorduras provenientes da dieta são moléculas grandes que necessitam ser quebradas através de enzimas denominadas lipases, antes de serem absorvidas pelo organismo. Ao ser administrado junto com as refeições, Xenical® interfere na atividade destas enzimas, permitindo que até 30% da gordura6 ingerida durante as refeições passem através do intestino sem serem digeridas.

Para que serve o Orlistat?

Todavia, considerando que os estudosanimais não são preditivos da resposta humana a Xenical®, este não deverá ser usado durante a gravidez9 a não ser que os benefícios decorrentes ultrapassem os riscos potenciais. Xenical® não deve ser administrado a mulheres durante a lactação10; não há dados sobre a passagem de Xenical® para o leite materno, portanto, seu uso durante a amamentação44 poderá ocorrer se os benefícios ultrapassarem os riscos potenciais. Doses acima de 120 mg, três vezes ao dia, não demonstraram aportar benefícios adicionais. xenical bula Não é necessário o ajuste da dose para pacientes41 idosos.Com base na medição da gordura6 fecal, o efeito de Xenical® é constatado em apenas 24 a 48 horas após a dosagem. Após a descontinuação da terapia, o teor de gordura6 fecal retorna aosníveis anteriores ao tratamento, dentro de 48 a 72 horas. Caso tenha esquecido de tomar seu medicamento a qualquer tempo, tome o medicamento tão logo você lembre, desde que se encontre no período de uma hora após sua última refeição, e continue tomando o medicamento nos horários normais.

xenical bula

Conhecido pelo nome comercial de Xenical, ajuda na perda de peso ao impedir a absorção de gorduras no intestino. Muitas vezes consegue reduzir cerca de um terço das gorduras consumidas na alimentação. Foram relatadas convulsões em pacientes tratados concomitantemente com orlistate e medicamentos antiepilépticos (vide item Interações medicamentosas).

Cadastro no Programa de Benefícios em Medicamentos

Antes de iniciar o tratamento, assegure-se que seu médico tenha conhecimento de que você está tomando outros medicamentos (incluindo aqueles que não foram prescritos pelo seu médico). Isto é importante, visto que o uso de mais de um medicamento simultaneamente poderá reforçar ou debilitar os efeitos dos medicamentos.Xenical® não afeta os medicamentos mais comumente prescritos. Todavia, Xenical® potencializa o efeito de algumas drogas para a diminuição de lipídios e, portanto, seu médico poderá mudar a dose destes medicamentos.Xenical® reduz a absorção de suplementos e de alguns nutrientes lipossolúveis, particularmente do b-caroteno e da vitamina14 E. Portanto, você deverá observar a recomendação de seu médico quanto à ingestão de uma dieta bem balanceada, rica em frutas e vegetais. É uma medicação que pode ser usada por longos períodos, mas como impede parcialmente a absorção de gorduras da dieta, costuma levar a diminuição das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Nesses casos, avalia-se a necessidade de uso de suplementos vitamínicos em indivíduos que usem orlistat.

xenical bula

No entanto, para assegurar nutrição adequada, o uso suplementar de polivitamínico pode ser considerado. Não foram realizados estudos clínicos em pacientes com insuficiência hepática ou renal e em crianças menores de 12 anos. Foram relatadas convulsões em pacientes tratados com Xenical e medicamentos antiepilépticos ao mesmo tempo. A dose diária recomendada de Xenical é de uma cápsula de 120 mg, tomada durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Em estudos reprodutivos animais, não foram observados efeitos embriotóxicos ou teratogênicos43 que fossem considerados associados a Xenical®.

Mais informações Institucionais Sobre a Drogaria São Paulo

O medicamento trabalha diretamente na lúmen intestinal, isto é, ele não é absorvido e nem circula no sangue. Seu papel é se juntar a uma enzima que provoca a quebra e absorção das moléculas de gordura, que é consumida por meio da alimentação. Prazo de ValidadeEste medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (VIDE EMBALAGEM EXTERNA https://www.drogariapires.com/xenical-generico DO PRODUTO). O uso de qualquer remédio com prazo de validade vencido não é aconselhável, podendo ser prejudicial à sua saúde. O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos.

Orlistat: para que serve, como tomar e efeitos

Sua ingestão diária de gorduras, carboidratos e proteínas deverá estar distribuída entre as três refeições. A dose diária recomendada de Xenical® é de uma cápsula de 120 mg, tomada, por via oral, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Caso você não faça uma refeição ou sua refeição não contenha gordura, você não precisará tomar Xenical®.Xenical® deverá ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias. Redução do efeito terapêutico da amiodarona foi observada durante a administração concomitante com Xenical®. Alguns casos de convulsão foram relatados em pacientes em tratamento concomitante de orlistate e medicamentos antiepilépticos.Diminuição da absorção das vitaminas D, E e betacaroteno foi observada quando administradas em conjunto com Xenical®.

Orlistat precisa de receita?

Doses acima de 120mg, três vezes ao dia, não demonstraram qualquer benefício adicional. Os pacientes devem ser aconselhados a seguir as orientações nutricionais de seu médico ou nutricionista (vide item Posologia). A possibilidade de eventos gastrintestinais aparecerem xenical bula (vide item Reações adversas) pode aumentar se orlistate for administrado com alimentos ricos em gorduras (por exemplo, em um plano de 2.000kcal/dia, a presença de mais de 30% de calorias provenientes de gordura equivale a mais de 67g de gordura a ser ingerida).

Quais os riscos a longo prazo?

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Para potencializar o seu efeito, é aconselhado seguir uma dieta de emagrecimento orientada por um nutricionista, uma vez que é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura como frituras, embutidos, bolos ou biscoitos, por exemplo. Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas, com o nome comercial Xenical, mas também pode ser encontrado como genérico sob a designação “orlistate”, ou com os nomes similares Lipiblock ou Orlipid, por exemplo. O orlistate apresenta-se sob a forma de cápsula gelatinosa dura, com corpo e tampa de coloração azul opaco, contendo granulado homogêneo, de cor branca e isento de partículas estranhas. Dados pré-clínicos baseados em estudos convencionais de segurança farmacológica, toxicidade posológica, genotoxicidade, potencial carcinogênico e toxicidade na reprodução não revelaram potencial prejuízo ao homem.

Diminuição da absorção da vitamina D, E e betacaroteno foi observada quando administradas em conjunto com orlistate. Se um suplemento multivitamínico for recomendado, deve ser tomado pelo menos duas horas depois da administração de orlistate ou na hora de dormir. Não foi possível determinar o volume de distribuição com orlistate, em função da absorção mínima do fármaco. In vitro, orlistate liga-se em mais de 99% às proteínas plasmáticas (lipoproteínas e albumina foram as principais proteínas de ligação). As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Compare